quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Eu já desconfiava que a lenda dos Highlanders não era assim tão lendária...

Quem viveu os anos 1980/1990 lembra-se de um certo ator francês chamado Christopher Lambert dando vazão ao mito do "Highlander": o imortal MacLoad, escocês, passando por maus-bocados, sendo ferido mortalmente em uma batalha por uma donzela nos idos de 1536, ressucitando do nada, vendo seus parentes correrem achando que o tal sujeito era o capeta em pessoa...e por aí vai a tal história, que tem até um outro Highlander espanhol, o incrível Sean Connery, que explica ao atormentado escocês o que seria um "Highlander" e como se defender das certas e sucessivas tentativas de tomarem suas forças e toda a sua sabedoria acumulada ao longo de sua imortalizada existência.
Segundo o filme de 1986 (é...o tempo passa...), o Highlander seria um imortal que somente padeceria se arrancassem a sua cabeça. Coisa meiga. E o sujeito que conseguisse vencer um imortal em batalha, decaptando-o, receberia como prêmio todas as aptidões do imortal vencido, física e intelectualmente.
Somente muito wisky escocês para criar um enredo destes, né, sem pé e sem cabeça, literalmente. Mas o sucesso deste filme se deveu certamente à excepcional atuação de Connery e, também, à música tema, do Queen, "Who wants to live forever".
Enfim, até hoje, dia 05 de agosto de 2009, achava que a lenda do Highlander era uma exclusividade de algum escocês. Errei.
Segundo o que me contaram, o Highlander existiu, sim, na Escócia, as tais "Terras Altas". O tal sujeito tinha uma vidinha entediante por lá, numa friaca de dar dó, usando seu kilt xadrez, que deixava o frio daquelas bandas invadirem as suas partes, sentado em uma escarpa qualquer, com um vista medonha, e se enchendo do mais puro malte escocês. Diante destes aspectos medonhos de uma vida sem propósito, o tal sujeito resolveu andar até a vizinha Inglaterra e embarcar em uma nau qualquer, com destino ao "Novo Mundo".
Ao desembarcar, após meses de navegação, perguntou ao primeiro sujeito que viu onde se encontrava. Para sua surpresa, ouviu: "Maranhão, Brasil, milorde..."
Em terras tupiniquins, o Highlander conheceu, em uma noite quente e úmida de São Luis, uma madame, tendo se engraçado pelo tal saiote, perdendo, então, a cabeça, depois de se embebedar de Guaraná Jesus. Não se sabe se literal ou figurativamente. Mas o que se sabe é que o escocês imortal embuchou a tal maranhense e desapareceu.
Nove meses depois, nasceu José, fruto do amor da tal maranhense e do escocês bêbado de Guaraná Jesus e desaparecido no cerne da Amazônia.
A mamãe de José, orgulhosa, não sabia com qual nome registrar o tal brasileirinho. Mas lembrava que o escocês gulosão se identificava perante todos como "Sir Ney". Registrou o moleque, então, como José Sarney...
O que a tal mamãe maranhense não poderia imaginar, no entanto, é que o jovenzinho José havia herdado os poderes de imortalidade do papai escocês.
E assim segue a história de José, amaldiçoado pela imortalidade herdada de seu papai escocês, transformando-se em advogado, depois político, depois dono de um conglomerado de comunicações que envolvem rádios, emissoras de televisão e jornais.
E o Highlander José permanece vivo até nossos dias. Hoje, mudou seu domicílio para o Amapá, por amor, obviamente,a tão edílico Estado da Federação. E exerce o cargo de Senador da República, lá em Brasília.
E mesmo diante de uma avalanche de denúncias contra si, o tal Highlander resiste ao cargo, sabe-se lá até quando...
Moral da história: pelo amor de Deus, alguém em Brasília poderia comprar uma espada do Século XVI, invador o Congresso Nacional, dirigir-se ao plenário do Senado e cortar a cabeça do José???
Já sei por que ninguém faz isso: imagine herdar toda a "força" e "sabedoria" do tal highlander??

Um comentário:

Camila Pixe disse...

Hummmmmmm....
Acho que ele resistirá por muito tempo ainda, pois infelizmente o povo brasileiro não tem instrução e isso não vai mudar tão fácil ....e também pra que educação não é mesmo?????Como conseguirão continuar "lá em Brasilia" com a maioria da população "pensante"???!!!!...não sou pessimista mas...sinto lhe informar que não haverá ninguém para fazer esse serviço pelo povo...
Você gostaria de receber essa força e sabedoria??rsrs
Eu não!!!!