quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

As mudanças...às mudanças!

Imaginamos que a nossa passagem pela Vida se dê, sempre, da maneira mais tranquila possível.
Não me refiro aquele marasmo sem graça, sem que nada de novo ou diferente se manifeste.
Refiro-me aos denominados "sustos" que a tal da Vida, de vez em quando, nos prega.
Nada seria mais agradável do que uma existência inteira, uma Vida todinha, sem percalços e imprevistos, como se estivéssemos à beira-mar, em um dia ensolarado, bebericando, o tempo todo, um espumante geladíssimo...mas nada seria mais tedioso!
Nem sempre desfrutaremos de "dias ensolarados" em nossas Vidas. Isso é fato. E um fato chato, desagradável, mas imutável, pois faz parte da natureza humana, consciente ou inconscientemente, arriscar, expor-se aos tais "sustos".
Como somos insatisfeitos por natureza, procuramos, muitas vezes em zonas perigosas, atingir os nossos limites, os nossos anseios, os nossos sonhos.
E nesse exercício (ou seja, quase todo o dia...), nos expomos às dificuldades inerentes ao tratamento do novo, daquilo que é novidade, daquilo que é totalmente inesperado.
A única certeza da Vida é que um dia, cedo ou tarde, realizaremos a nossa "grande jornada", quando nos defrontaremos com tudo aquilo que realizamos e que deixamos de realizar durante a nossa existência.
O resto é novo, dia após dia, hora após hora, minuto após minuto, segundo após segundo...
E nunca, de fato, estaremos preparados para o novo. Achamos, sempre, que sim, que estamos preparados para tudo. Mas sabemos que nem a nós mesmos conseguimos enganar.
A delícia de viver está em absorver o impacto profundo que estas novidades nos causam, processando-as de maneira intensa e integral, aceitando-as ou atuando no sentido de transformá-las, dependendo de nossos interesses, da nossa missão.
Desta forma, que venham, a cada instante, mais e mais novidades, mais e mais mudanças, mais e mais novas sensações, novas inseguranças, novos "sustos", todos remetidos pela Vida.
Após a absorção de tanta coisa, nos fartaleceremos e seguiremos a nossa trilha, no sentido do bem-viver, do equilíbrio.
Às mudanças, portanto!
À você, Gatona, que me transforma a cada dia em uma pessoa melhor, fortalecida pelo Amor.

Nenhum comentário: