quarta-feira, 15 de julho de 2009

Irmão muito mais que irmão.

O significado do termo "irmão" não faz jus, certa e precisamente, ao real valor, à verdadeira significância da palavra. Segundo o "Dicionário Priberam de Língua Portuguesa" (http://www.priberam.pt), o termo pode ser definido através dos seguintes preceitos: "irmão s. m. 1. Filho do mesmo pai e da mesma mãe. 2. Membro de uma mesma irmandade, confraria ou comunidade religiosa. 3. Título de fraternidade que os homens podem dar-se mutuamente. adj. adj. 4. Igual, semelhante. Irmão carnal ou consanguíneo: irmão (1.ª acepção!aceção). Irmão de leite: colaço. Irmão de pai: aquele que é filho só do mesmo pai. Irmão uterino: aquele que é filho só da mesma mãe.".
As definições apresentadas sem dúvida alguma definem, no mundo real, material e exterior, o termo. Mas, segundo a minha humilde percepção, tais definições não conseguem definir a emoção de ser e de ter realmente um irmão na Vida.
Existem variadas formas de se ter a fortuna de ser e ter um irmão. Existem irmãos que nascem assim como nós nascemos, frutos do amor, e das esperanças de um Mundo melhor, de nossos pais. Mas a História está aí para nos demonstrar, de maneira cabal, que muitos destes irmãos de mesmos pais não são, de fato, reais e leais irmãos.
Existem os denominados "irmãos de Vida", pessoas que surgem em nossas jornadas quando menos esperamos. E assim, de inopino, tomam conta de um farto e amplo espaço dos nossos corações, tamanha a identidade de idéias, valores, compreensões, anseios e crenças.
Verdadeiramente, o que releva é o fato de você ser e ter irmãos. Irmão é aquele que te acalenta, quando necessário, somente com a sua presença. Basta ele estar por perto para que você se sinta mais seguro, confiante e corajoso. É aquele que destina parte do seu dia pensando em como você está, se está indo tudo bem. É aquele que se dispõe a gastar parte de sua energia vital com você. E, convenhamos, isso não é pouco, ainda mais em nosso Tempo, que nos esgota somente pelo simples fato de ter escolhido viver o trânsito, o caos, a desordem de uma grande Cidade.
Irmão, meus caros, é aquele que te ama sem saber por que, haja vista você ser um baita de um chato, metido e ridículo (especialmente os irmãos mais velhos assim são taxados...rs).
Irmão, enfim, é aquele que estará ao seu lado, custe o que custar, mesmo que seja só para sofrer a dor de um determinado instante só seu.
Assim, independentemente de qualquer definição disposta em qualquer Dicionário, Irmão é aquele que você quer que assim o seja.
Hoje, dia 15 de Julho de 2009, aproveito este pequeno e pálido espaço para cumprimentar o meu irmão mais do que irmão, de sangue, de Vida e por afinidade. Sou um sujeito deveras orgulhoso pelo simples fato de o "Cara Lá de Cima" e o Destino terem me feito seu irmão, Fefo. Obrigado por estar ao meu lado sempre. Parabéns pelo seu dia, pela sua trajetória, escrita com força e superação. Que eu e seus outros irmãos, sejam os de sangue, sejam os de Vida, possamos gozar da sua presença por muitos e muitos anos!
E cumprimento, assim, a quem também considero os meus irmãos nessa passagem... a todos vocês, meninas e meninos, obrigado!

Nenhum comentário: